Nessa semana passada acompanhamos através do noticiário nacional a prisão de grandes empresários pela policia federal acusados de crimes financeiros e enriquecimento ilícito. Enquanto isso no Congresso nacional alguns dos nossos “notáveis” legisladores ocupavam a tribuna para protestar por terem esses acusados sido presos e algemados. Segundo eles se tratava de “estardalhaço” por parte da polícia federal o uso de algemas e enfatizavam o fato de serem aqueles ainda tidos pela lei como cidadão inocentes até que sejam julgados. Posição considerada pela imprensa nacional, no mínimo estanha.
Esses protestos, mais bem humorados do que coerentes, principalmente na tribuna do senado, nos remetem a formulação de pelo menos duas hipóteses: primeiro, os doutores da lei acham que os “grã-finos” suspeitos de crimes não devem ser algemados, que a classe A da sociedade não deve ser algemada, cometa o crime que cometer; segundo, aqueles não deveriam ter sido algemados porque são da rede de conhecimento e relacionamento deles, dos senhores senadores da República Brasileira!!!
Não me recordo de a Constituição Brasileira destacar tratamento diferenciado para crimes cometidos por cidadãos comuns daqueles cometidos por “colarinhos brancos”. Não são os primeiros sempre presos e algemados? E por que não os outros? Para mim e para a torcida do corinthians - senhores parlamentares, doutores que estais a nos representar - crime é crime e deve ser tratado com as penalidades que manda a lei e não baseando-se nas posses do criminoso ou nas suas redes de relacionamentos, principalmente com parlamentares.
A uma altura dessas é inevitável recorrer ao irreverente Boris e desabafar: “Isso é uma vergonha”!!!!
Por que um pobre passa meses na cadeia por roubar comida e um “colarinho branco” não pode sequer ser algemado? Por que não doutor? Por que eles não podem ser presos à meia-noite, como disseram os senhores? Para não perturbar o sono dos mocinhos bilionários acusados de serem verdadeiros “sangue-sugas” da bolsa de valores de São Paulo. Mas que papelão o Congresso faz!! O papel de babá, de mamãe-super-protetora de banqueiros. “Certamente foi para isso que foram eleitos”!
Enquanto não removermos da política, através do voto, esses protetores de “sangue-sugas” da nação, essa realidade estará fada a repetição, inclusive em escala muito mais próxima.
Um comentário:
Eu ainda não vi prisão alguma...
Só pessoas detidas... Por uma noite apenas...
Na verdade o que eu vi foi mais uma vergonhosa atitude da nossa "Justiça" com este prende e solta, solta e prende...
Desde jeito desestimula até a Polícia fazer o trabalho deles...
Prender para quê???
Vamos dá tempo ao tempo, mas particularmente não acredito nestas "prisões"...
Em um mês tudo voltará ao normal...
Ainda mais quando um dos envolvidos tem como advogado um ex-Deputadinho do PT...
Com livre acesso ao Palácio do Planalto...
Com boas relações com acessores da Presidência...
Com tudo isto... É só esperar a festa!
Da pizza... E deles é claro...
Postar um comentário